CEMEI Raimundo Barbosa Pacheco promove projeto de incentivo à literatura infantil Autor: Tracy Costa/Ascom SEMED

Categoria: Educação

CEMEI Raimundo Barbosa Pacheco promove projeto de incentivo à literatura infantil

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Iniciativa realiza contação de histórias para as crianças e convida as famílias a adotarem a prática em casa.

Incentivar o gosto pela leitura e promover o hábito dentro de casa, esses são os principais objetivos do projeto ‘Encantando com a Literatura Infantil’, realizado na tarde desta quarta-feira, 30, no CEMEI Raimundo Barbosa Pacheco, no bairro Diamantino.

Durante a programação, os pais das crianças atendidas pela unidade e os pequenos estudantes assistiram a contação de histórias clássicas infantis como Chapeuzinho Vermelho, Sítio do Picapau Amarelo e Cachinhos Dourados.

Sob os olhares atentos das crianças, as professoras e alguns alunos se vestiram dos personagens e dramatizaram as histórias, com o objetivo de apresentar vivências que propiciem a recepção e a socialização.

Glória Lisboa, gestora do CEMEI Raimundo Pacheco, ressaltou a importância de contar histórias para as crianças, mesmo que achemos que eles não entendem ou que elas ainda não saibam ler.

“Nós sempre trabalhamos o incentivo à leitura com as nossas crianças, mas agora resolvemos chamar os pais para participarem conosco e também levarem esse hábito de contar histórias para seus filhos em casa. Afinal, a escola e a família devem caminhar juntas para promover a educação das crianças”, pontuou.

O projeto ‘Encantando com a Literatura Infantil’ funciona da seguinte forma: as crianças já ouvem histórias dentro das salas de aula no CEMEI, e para dar continuidade a contação de histórias, uma “mala viajante” foi preparada e é enviada para a casa dos alunos, às sextas-feiras, para que os pais possam aproveitá-la com as crianças durante o fim de semana. A ideia é que as crianças recontem em casa, usando os elementos da mala, as mesmas histórias que ouvem na sala de aula. Na segunda-feira a mala retorna para o CEMEI, e ocorre a socialização das atividades desenvolvidas em casa, depois, o processo reinicia, com outra criança.

Segundo a pedagoga do CEMEI, Daniele Duarte, a prática da leitura na primeira infância colabora diretamente com o desenvolvimento da criança, que por meio da contação das histórias consegue imaginar, e aprender de forma lúdica. “Todas as atividades que realizamos aqui no CEMEI são para esse fim: estimular a leitura nas crianças. E nós começamos desde o berçário, para que eles se familiarizem com as histórias, com os livros. Porque sabemos a importância da literatura infantil para que eles gostem de ler por toda a vida. Então, o que nós queremos é que as crianças saiam das telas e tomem gosto pela leitura”, frisou a educadora.

O projeto de literatura infantil continuará sendo desenvolvido pelo CEMEI durante todo o ano, especialmente nas turmas de crianças de 4 e 5 anos, já que a leitura nessa fase da vida desempenha um papel fundamental na formação de habilidades importantes para o desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.