Foi entregue nesta sexta-feira, 16, na Aldeia São Pedro, na Resex (Reserva Extrativista) Tapajós-Arapiuns, localizada no Território Tupinambá do Baixo Tapajós, a Escola Waykirum Tupinambá, que em Nheengatu significa ‘Estrela da Manhã’.
Fundada em 2015, além das disciplinas curriculares obrigatórias, o educandário oferta aos estudantes, aulas de Notório Saber e Nheengatu. Com séries da educação infantil ao ensino fundamental II (9º ano), atualmente, a escola conta com 10 servidores e 34 alunos, e funciona anexa ao polo São Pedro.
Durante a programação de inauguração da escola, foram apresentadas paródias e uma dança tradicional.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, enfatizou que a escola entregue na aldeia não perde em nada para as construídas na zona urbana, pois tem a mesma estrutura.
"Nas escolas das aldeias nós temos o cuidado de construir as salas de aula de maneira diferenciada, respeitando a cultura do povo indígena, então, o formato das salas lembram as malocas. Certamente, essas crianças terão suas profissões, porque receberão uma educação de base formada aqui na comunidade", concluiu.
Em sua fala, o prefeito Zé Maria Tapajós, relatou a felicidade em ser o primeiro gestor municipal a ir até a aldeia.
"Fico muito feliz em entregar pra vocês aqui da aldeia um prédio lindíssimo desse, e também em ser o primeiro prefeito a pôr os pés aqui. Vocês recebem uma escola completa: com poço, gerador… tudo de melhor para essas crianças, que merecem. Antigamente, ter uma estrutura como essa na região ribeirinha, era um sonho. Agora, vocês podem usufruir de tudo isso sem sair aqui da aldeia", frisou.
A nova escola conta com uma estrutura de secretaria, diretoria, sala de AEE - Atendimento de Educação Especial, sala dos professores, quatro salas de aula, cozinha, depósitos e banheiros. Um investimento de R$1.525.604,91 milhão.
Além do prefeito e da secretária municipal de Educação, estiveram presentes na inauguração o vereador Júnior Tapajós, o assessor do núcleo de rios da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Nilton Araújo, o cacique Domingos Tupinambá, e os representantes do CITA - Conselho Indígena Tapajós Arapiuns, Lucas Tupinambá, e do CITUPI - Conselho Indígena Tupinambá, Marcílio Serrão.