Prefeitura de Santarém encerra ciclo de capacitação do I Encontro de Gestores da Rede municipal Autor: Ascom Semed

Categoria: Educação

Prefeitura de Santarém encerra ciclo de capacitação do I Encontro de Gestores da Rede municipal

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
A capacitação ocorreu em duas etapas; mais de 250 profissionais da educação participaram da formação.

A Prefeitura de Santarém encerrou na tarde de ontem (28), o I Encontro de Integração de Gestores promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

Coordenado pela Assessoria de Ensino em parceria com a Coordenação de Formação Continuada, o evento foi realizado em duas etapas. A abertura, na manhã do dia 29 de março, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), contou com a presença de cerca de 200 gestores das regiões de rios, planalto e cidade.

 

E nos dias 27 e 28, a Secretaria finalizou a capacitação, direcionada aos Gestores Indígenas, nas dependências da Universidade da Amazônia (Unama). A ocasião contou  com ritual indígena e palestra com a Professa Ma. em Antropologia e Estudos Éticos Iza Tapuia, que tratou sobre “A cidadania e os direitos indígenas à educação escolar”.

 

De acordo com Iza, os gestores indígenas têm agora toda possiblidade de fazer com que as escolas indígenas estabeleçam no calendário escolar, na grade curricular, a educação da forma como ela é preconizada, tanto na Constituição Federal quanto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

“Eu considero importante e fundamental essa formação, pois ela traz para o universo específico da educação escolar todas as situações, realidades, toda legislação que esse diretor deve levar pra sua escola, pra comunidade escolar, enfim, o todo o corpo docente e discente desse universo, e eu considero importante o evento, pois os diretores, na sua maioria, são alunos do magistério indígena, da Licenciatura Intercultural, são pessoas que já vêm sendo preparadas ao longo da sua formação (seja técnica ou acadêmica) na Educação Escolar indígena”, disse.

 

Ainda segundo Iza Tapuia, ao realizar essa capacitação, a Semed cumpre um papel singular como gestora geral da educação e também como gestora especifica da Educação Escolar Indígena. “Eu considerei importante essa união entre o movimento indígena, entre esse saber ocidental, conhecimento ocidental acadêmico, cientifico, colocado no universo geral da educação e o saber indígena nesse momento”, concluiu Tapuia.

 

A Assessora de Ensino da Semed Jessica Ninas, coordenou o processo de Formação. E fez uma avaliação. Disse ser esse o primeiro passo, um ponto de partida, para auxiliar o trabalho dos gestores.

“O encontro foi muito proveitoso, tivemos a participação em massa dos nossos gestores e pedagogos e a ideia nesse primeiro momento foi orienta-los sobre como trabalhar melhor dentro das próprias escolas, quais são os setores da Semed e o que buscar em cada um deles, como resolver alguns problemas, ou seja, esse primeiro foi de bastante instrução, a partir de agora teremos outros encontros de oficinas mais práticas, administrativas, enfim, foi um primeiro passo e ao longo do ano vamos continuar o processo formativo dos nossos gestores e pedagogos”.

 

O evento serviu para compartilhar saberes, experiências, vivências, indispensáveis para ampliação da formação ética do profissional em áreas distintas de conhecimento, além de promover a comunicação por meio das temáticas socializadas pelos palestrantes.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.