Semana da Pátria 2024: 18 escolas e instituições participam do primeiro dia de desfile neste 1º de setembro em Santarém Autor: Ascom Semed

Categoria: Educação

Semana da Pátria 2024: 18 escolas e instituições participam do primeiro dia de desfile neste 1º de setembro em Santarém

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
O público prestigiou o desfile realizado na Avenida Tapajós

A Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), abriu oficialmente neste domingo (1º) a programação da Semana da Pátria em Santarém com o primeiro dia de desfiles.

 Realizado na Avenida Tapajós, orla da cidade, a programação contou com a participação de 18 escolas e instituições de educação, além da participação especial da Escola Complementar de Educação Ambiental – Escola do Parque e da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, que abriu os desfiles e, em frente ao palanque das autoridades, executou o Hino Nacional para o hasteamento das bandeiras.

 O prefeito Nélio Aguiar esteve presente acompanhado da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito e da secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva. Também prestigiaram a abertura da Semana da Pátria os secretários de Governo Emir Aguiar (Semg), Adelciney Queiroz (SMT), Jean Murilo (Semurb), João Paiva (Semma), Eliziário Bastos (Turismo), Vânia Portela (Habitação), Paulo Jesus (Administração) e Ezequiel Aquino (Semjel).

A Semana da Pátria deste ano destaca o tema Meio Ambiente, tendo como lema ‘Preservar é o caminho, cuidar é a solução’.

A Escola Complementar de Educação Ambiental – Escola do Parque levou pra  avenida o Projeto Escolas Ambientais, um modelo ativo de aprendizagem através da educação ambiental com o objetivo de protagonizar o fortalecimento da Educação Ambiental no município.

A maioria das escolas que participou deste primeiro dia de desfile tem como público a educação infantil, entre elas, as Umeis Ebenézer e Os Três Pastorinhos e os Cemeis Paulo Freire, Maria Raimunda Pereira de Sousa, Nasaré do Socorro e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e escolas particulares como Saber da Infância, Seihb e Colégio Batista.

Já pelo ensino fundamental desfilaram escolas como Fluminense, Rubem Ludwig, César Ramalheiro e Cel. Mário Fernandes Imbiriba, que destacou no seu desfile o 2º lugar no IDEB 2023.

Seihb e Fluminense foram as escolas que levaram o maior número de alunos para a avenida, 500 alunos cada uma.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva comentou sobre a programação de abertura da Semana da Pátria.

“Graças a Deus deu tudo certo nesse primeiro dia, estamos iniciando uma semana alusiva à pátria, este ano com o tema enfatizando a questão da preservação do meio ambiente, é essa a mensagem que a gente quer enfatizar no interior de cada escola da rede e na sociedade no geral, independente da participação ou não das escolas aqui na avenida, todos os dias, durante a semana, às vezes falar é muito fácil, mas, o mais importante que é ter atitude, a preservação do meio ambiente, o cuidado que a gente deve ter depende de todos nós, então cada um faz a sua parte e a gente consegue perpetuar a vida plena, por muitos anos. Eu quero parabenizar a participação de todas as escolas que durante esse dia enfatizaram esse tema e estiveram conosco ao longo dessa manhã”, completou.

A programação da Semana da Pátria prossegue logo mais, a partir das 16 horas, na comunidade Cipoal, com o desfile das escolas localizadas ao longo da BR 163, na região do planalto.

Amanhã, dia 2, o desfile será realizado na Travessa Prof. José Agostinho com Ismael Araujo, no bairro do Santíssimo contemplando as escolas da grande Prainha.

 

Confira a programação completa e ordem dos desfiles:

Link PDF

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.