Iniciou nesta terça-feira, 16, o terceiro módulo de formação do Programa Alfabetiza Pará, desta vez, voltado para professores de 1º e 2º ano da zona urbana da rede municipal de ensino de Santarém.
A formação é feita nas escolas, de 08h às 17h, por polos. Hoje, participam professores das escolas Sofia Imbiriba (polo 1), São José Operário (polo 4), Raimunda de Lira Maia (polo 5) e João Batista Miléo (polo 7).
A formação continuada é um dos pilares do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.
A formadora Jovalene Lobato, com uma turma na Escola Sofia Imbiriba, explica como se dá a dinâmica do repasse.
“Nesse módulo três o nosso foco maior é com relação à questão da oralidade, das práticas de linguagem dentro da sala de aula e também a questão da fluência leitora. Vamos abordar também o que nós podemos fazer, quais as intervenções diante do programa Alfabetiza Pará pra que nossos alunos avancem e o nosso município consiga também alcançar a meta da prova do SisPAE”, pontuou.
A coordenadora do Alfabetiza Pará em Santarém, Patrícia Freitas confirmou que, além de buscar garantir a alfabetização na idade certa, a formação também tem como foco as provas nacionais marcadas para o próximo mês de novembro.
“Esse terceiro módulo, além de garantir a alfabetização na idade certa, estamos também começando com o Pró-SisPAE. Nesse segundo momento os professores estão trabalhando com os nossos alunos de 2º ano que serão os alunos que irão fazer a prova em novembro. Atrelado ao programa, estamos com a essa preparação pra que o nosso aluno esteja muito bem seguro pra fazer essa avaliação sem nervosismo com tranquilidade e saiba quais são os moldes da prova, mas não esquecendo também o professor com a sua prática diária, as boas práticas, a leitura, a escrita, produção textual e a fluência”, destacou Patrícia.
O Programa Alfabetiza Pará, dentro da Secretaria de Educação, é composto por quatro formadores da base e mais três cedidos da zona urbana. O ciclo formativo conta com quatro módulos e atende diferentes frentes, sendo, professores de 1º e 2º ano, gestores da rede municipal e os pedagogos e, a partir deste ano, atenderá também professores do 3º ao 5º ano (recomposição da aprendizagem), uma novidade no processo.
O terceiro módulo de formação continua nesta quarta (17), de 08 às 17h, nas escolas Helena Lisboa (polo 2), Aderbal Tapajós (polo 3), Maria Eunice (polo 6) e Santo André (polo 8).