Programa de Resistência às Drogas da Polícia em parceria com a Prefeitura de Santarém vai atender 700 crianças da rede de ensino Autor: Ronaldo Ferreira

Categoria: Educação

Programa de Resistência às Drogas da Polícia em parceria com a Prefeitura de Santarém vai atender 700 crianças da rede de ensino

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Após dois anos de atividades interrompidas por conta da pandemia, Proerd volta às salas de aula em 11 escolas do município
Aula inaugural na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Polícia Militar do Pará (PMPA) realizou na manhã de hoje (26), a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) visando o 1º semestre de 2022. O Programa tem como objetivo realizar atividades de prevenção primária no município e nesta primeira etapa vai atender 700 alunos do 5º ano de 11 escolas da zona urbana.  

A cerimônia ocorreu no Ginásio da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes com a presença da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, que também representou o Prefeito Nélio Aguiar. Participaram ainda o Comandante do Policiamento Regional (CPR-I), Coronel Aldemar Loureiro Maués; o Presidente da Câmara de Vereadores Ronan Liberal Jr; o secretário Regional de Governo Alexandre Maduro; o Comandante do 35º BPM Tcel. Joselde; o Major Wilton, da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ª CIME) e o Diretor da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, professor João Magalhães.

A aula inaugural apresentou a metodologia de aplicação do Proerd aos alunos de 5º ano da rede municipal de ensino, as escolas e aos pais que estiveram presentes.

Autoridades municipais e escolares estiveram presente

As atividades do Programa retornam após dois anos interrompidas em virtude da pandemia da covid-19, e neste primeiro semestre, serão desenvolvidas nas Escolas: Professora Rosineide Fonseca (Diamantino), Brigadeiro Eduardo Gomes e Professora Delfina de Jesus Amorim (Aeroporto Velho), General Ruben Ludwig (Jardim Santarém), Frei Miguel Kellett (Interventoria), Princesa Isabel (Nova República), Frei Fabiano (Aparecida), Escola São Francisco (São Francisco), Escola São José Operário (São José Operário), Helena Lisboa (Esperança) e Escola Mario Imbiriba (Interventoria).

Os policiais militares instrutores e educadores sociais 3° SGT Cunha, CB PM Milca, CB PM Mendes irão orientar os alunos como dizer não a oferta de drogas e como não praticar a violência, tomando a decisão segura e confiante para uma vida saudável e sem drogas.

De acordo com o comandante do CPR-I, Coronel Aldemar Loureiro Maués, o objetivo é retornar as atividades com força e dar a visibilidade que o Programa merece.

Coronel Aldemar Maués (com o microfone) ressaltou a importância de levar as informações às crianças

“Foram dois anos de pandemia, dois anos com os colégios praticamente fechados apenas com aulas remotas e isso impediu que nossos agentes do Proerd trabalhassem e agora em 2022 com o retorno das aulas presenciais é importantíssimo trazer esses conhecimentos a esses jovens e essa prevenção primária que é força primeira da PM. É muito salutar levar orientação para as crianças sobre o perigo que são as drogas, e a parceria com a Prefeitura por meio da Semed vai facilitar a ampliação do Projeto”, ressaltou o comandante do CPR-I.

A coordenadora técnica do Programa na Secretaria de Educação, professora Mara Nicolau, informou que as escolas foram selecionadas ainda antes da pandemia.

“As escolas já sabiam que iriam participar, mas devido a pandemia tivemos que dar uma recuada e agora, em 2022, estamos aí com as 11 escolas preparadas para na próxima segunda feira (2), iniciarem as aulas com os educadores sociais do Proerd, que, junto com a escola, a família e a Polícia Militar, repassarão conhecimento pra essas crianças dizerem não às drogas”.

Para essa etapa do Programa foi assinado um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Santarém e a Polícia Militar.

Sobre o Proerd

O Proed trabalha com alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública e, também, da rede privada, estratégias preventivas a partir do uso de técnicas pedagógicas inseridas nas disciplinas da grade curricular. O programa conta com a participação da Polícia Militar, estabelecimentos educacionais e a família.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.