Na manhã desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um importante encontro em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
A atividade contou com a participação de 50 servidores, representantes de diversos setores da Semed, sob o acompanhamento de representantes da secretária de Educação, Maria José Maia, e do secretário adjunto de Educação, Nilton Araújo.
A ação teve como objetivo promover o diálogo e a leitura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que institui a 'Política de Enfrentamento a Qualquer Tipo de Abuso no Ambiente de Trabalho'. A condução ficou a cargo do Grupo de Trabalho (GT) contra os Abusos no Ambiente de Trabalho.

"A prevenção dos abusos no ambiente de trabalho exige respeito, escuta ativa e valorização do outro. Só assim consolidamos uma cultura de respeito que fortalece vínculos, promove bem-estar e dignifica as relações", destacou Lidiane Leal, membro do GT e assessora de ensino da Semed.
Durante o encontro, o procurador do trabalho, Dr. Eduardo Serra, contribuiu significativamente, compartilhando orientações jurídicas e reflexões sobre a temática. O momento foi marcado por debates construtivos e pelo fortalecimento de uma agenda voltada à prevenção e à proteção no âmbito da educação municipal.
q
A coordenadora pedagógica, Crizolita Paranatinga, foi uma das participantes da ação. Para ela, a palestra sobre ‘Assédio Moral e Sexual na Administração Pública’, conduzida pelo procurador alertou para a importância do respeito e da harmonia no ambiente de trabalho.
"O assédio, caracterizado por críticas injustas, silenciamento ou humilhações, causa adoecimento e afeta a saúde mental. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é louvável, pois orienta sobre como agir diante dessas situações. Falar sobre assédio é proteger vidas, garantir dignidade e fortalecer o serviço público, um compromisso que deve ser diário de todos nós.”
Próximas ações previstas no cronograma:
• Levantamento específico das demandas;
• Realização de palestras e formações;
• Produção e divulgação de materiais informativos, como banners, cartazes, folders e camisas.
A nova política será implementada em todas as regiões do município, respeitando as especificidades de cada território, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a cultura de respeito, dignidade e valorização no ambiente de trabalho.