Prefeitura de Santarém abre programação do Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água Autor: Ronaldo Ferreira

Categoria: Educação

Prefeitura de Santarém abre programação do Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
A programação iniciou nesta terça, 21, e seguirá até sexta (24) com várias ações voltadas à conscientização e preservação do meio ambiente.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos, além de reforçar a importância dos ecossistemas florestais para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob a coordenação da Escola Complementar de Educação Ambiental – Escola do Parque e parceiros abriu hoje a programação alusiva ao Dia Internacional das Florestas e Dia da Água comemorados hoje (21) e amanhã (22), respectivamente.

Alunos da Escola Municipal Fluminense participaram da abertura.

Prestigiaram a cerimônia, realizada na quadra coberta da Escola Municipal Fluminense, a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o secretário de Meio Ambiente, João Paiva, a assessora de Assuntos Educacionais da Semed, Gerusa Vidal que, no ato, representou a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, a coordenadora da Escola do Parque, Raimunda Ferreira, o Major Fernando Lima, da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipamb), a presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), Clarice Rebelo, a vice-diretora da Escola Fluminense, Dilcilene Silveira Lima, Arthur Pereira representando os alunos do educandário e a professora Lucineide Pinheiro (Ufopa, Projetos Mureru e Escola D’Agua), palestrante no evento.

Apresentações culturais, sob a responsabilidade Erlane Santos da Escola de Artes Emir Bemerguy e alunos da unidade, marcaram a abertura do evento.

Apresentação cultural marcou a abertura do evento.

"A Coordenação da Escola Complementar de Educação Ambiental – Escola do Parque - Semed, em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água é ciente de sua responsabilidade enquanto instituição pública que trabalha com a educação ambiental. Esta programação tem o intuito de reforçar, para a comunidade santarena, a importância e a necessidade da preservação dos ecossistemas florestais e mananciais aquíferos para o desenvolvimento sustentável e a preservação da saúde", reforçou a coordenadora da Escola do Parque, Raimunda Ferreira.

Raimunda Ferreira, coordenadora da Escola do Parque.

Já a professora Lucineide Pinheiro, convidada para palestrar sobre a importância da data, lembrou a necessidade de parceria a favor do meio ambiente.

Professora Lucineide Pinheiro.

“Essa parceria com o Projeto Mururu, Projeto Escola D’Agua e a universidade é porque nós precisamos estar juntos e juntar nossas forças em favor do meio ambiente, porque essa é uma causa de todos nós, é preciso avançar a cada dia mais nas políticas públicas, avançar na educação ambiental e na formação de jovens protagonistas para que possam continuar o trabalho que estamos iniciando”, salientou.

A Companhia de Policiamento Ambiental, que também atua na preservação do meio ambiente, esteve presente na abertura da programação representada pelo Major Fernando Lima. Para ele, conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente é fundamental. O militar destacou algumas ações de educação ambiental realizadas pela Companhia.

Major Fernando Lima - 1ª Cipamb.

“Ano passado fizemos um drive-thru de lixo eletrônico onde conseguimos recolher material conhecido como resíduo eletrônico e que polui o meio ambiente. Nós conseguimos ressignificar, reciclar e transformar esse material e por meio dessa reciclagem 10 computadores foram utilizados para inclusão digital de alunos, pais e comunitários da comunidade Castela, que fica próximo ao Aterro do Perema. Por meio das parcerias que instituímos, conseguimos fazer com que 42 pessoas desse projeto chamado Placa Mãe Natureza saíssem de lá formados, com certificado, prontos para o mercado de trabalho”, exemplificou.

O Dia da Água faz parte do calendário escolar, elaborado pela Secretaria de Educação. Esse ano tem como tema: “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Gerusa Vidal, assessora de Assuntos Educacionais da Semed, afirma que esse é um momento de reflexão.

Gerusa Vidal, assessora de Asssuntos Educacionais da Semed.

"Essa data é um símbolo que a gente utiliza e trabalha com nossos alunos pra lembrá-los da importância da água, da preservação dos mananciais e das florestas e que essa reflexão seja feita não, apenas, hoje ou nessa semana, mas, também, no dia a dia, em sala de aula, e nesse sentido, nos juntamos a todas as instituições que trabalham em defesa do meio ambiente, visando incentivar o diálogo com a sociedade, cuidando e preservando para que tenhamos um futuro mais saudável”, pontuou.

Para o secretário de Meio Ambiente, João Paiva, a transformação deve começar pelas crianças.

João Paiva, secretário municipal de Meio Ambiente.

“É por meio das crianças que deve começar a transformação do meio em que nós vivemos. Por isso, a importância de começar por aqui, por isso a importância de fazer essa reflexão. A gente tem lutado muito para mudar o tratamento que é dado ao meio ambiente, porque as pessoas pensam que meio ambiente é só no rio, o peixe, mas na verdade o meio ambiente é onde você vive, sua casa, sua escola, seu quintal. No entanto, há pessoas que ainda não tem essa sensibilidade. Esse é um momento de grande reflexão para nós. Nós vamos ter limpeza dos rios e lagos, plantio de árvores, ações em educação, somando a um cuidado e a atitudes que devem ser realizadas não, somente, nesta semana, mas todos os dias, o ano inteiro”, reforçou Paiva.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, representou o prefeito Nélio Aguiar no evento. Ela parabenizou a parceria entre as secretarias e fez um convite para que todos participem da programação.

Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

“Quero parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente pela iniciativa de somar forças com a Secretaria de Educação, porque tudo começa na escola com a educação, o incentivo, o entendimento de cuidado e o zelo. É muito importante envolver as crianças nessa causa. Teremos várias ações no município, como plantio de árvores, rodas de conversa, limpeza dos lagos e eu convido a todos pra que nessa semana a gente se dedique um pouco mais a falar de meio ambiente, a falar da preservação da água, da importância que a gente precisa dar a essas ações que têm reflexo no futuro”, destacou a titular da Semtras.

Sobre as datas

O “Dia Mundial da Água é comemorado todos os anos no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada a partir de 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido. O tema deste ano é “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo.”

O “Dia Internacional das Florestas” também é uma data comemorada no mundo todo, durante o mês de março. Essa data surgiu a partir de uma resolução lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012, visando sensibilizar a população sobre a importância das florestas na manutenção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável. O dia escolhido foi 21 de março, como um alerta para o mundo entender que as florestas são essenciais para a manutenção da vida na Terra. A data foi comemorada pela primeira vez em março de 2013. Este ano tem como tema: “Floresta e saúde” e como lema: “Restauração florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar.”

Estima-se que o Brasil é o país que mais perdeu área de floresta na última década (FAO, 2020). Em relação a água, segundo a ONU, em todo o mundo, mais de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso á água, sendo 450 milhões de crianças.

Parcerias e programação

Nesse ano, a Escola do Parque, com o apoio da Semed estará desenvolvendo suas atividades referentes ao Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Água, juntamente com vários parceiros: Semma; 1ª Cipamb; Ufopa/Gepea; Instituto Mureru; Semap; 8º Batalhão de Engenharia e Construção e Brigada de Amigos Defensores da Ecologia e dos Recursos Naturais da Amazonia (Baderna).

Confira a programação da semana

22/03/23

Atividade: Roda de conversa sobre o “Dia Mundial da Água, coordenado pelo Instituto Mureru.

Horário: 8h às 12h.

Local: Sempta (Terminal Hidroviário de Santarém)

Publico alvo: alunos do 5º ano da Escola Mul. Dr. Alberico Mendes Nóvoa

23/03/23

Atividade: Limpeza do Rio Tapajós – junto com a Semma

Horário: 7h às 11h.

Local: Orla em frente a Igreja Matriz

Público alvo: alunos, professores da Escola Mul. Na. Sa. de Fátima e servidores da Escola

do Parque.

24/03/23

Atividade: Visita ao 8º BEC para conhecer a Floresta e o ambiente em torno

Horário: 8h às 12h.

Local: 8º BEC

Publico alvo: alunos e professores da Escola Mul. Fluminense, Secretaria Mul. de Meio Ambiente - Semma e servidores da Escola do parque.

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.