Plano de Educação, avanços e desafios para as políticas educacionais do município serão avaliados na VII Conferência Santarena de Educação Autor: .

Categoria: Educação

Plano de Educação, avanços e desafios para as políticas educacionais do município serão avaliados na VII Conferência Santarena de Educação

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Coordenado pelo Fórum Municipal de Educação o evento será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro no auditório do CEULS/ULBRA, em Santarém

A VII Conferência Santarena de Educação (Consae) será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro no auditório da Ceuls/Ulbra, na Av. Sérgio Henn, n° 1787, bairro Diamantino. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Santarém através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e vai abordar o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com a educação no município de Santarém”.

O Fórum Municipal de Educação, responsável por coordenar o evento, é composto por diversos parceiros como Ministério Público, Câmara de Vereadores por meio da Comissão de Educação, Conselho Municipal de Educação, entre outros. Fazem parte do Fórum membros do seguimento da educação devidamente nomeados pelo decreto Nº 1055/2021 – GAP/PMS, assinado pelo prefeito Nélio Aguiar.

A VII Consae contará com a participação de representantes dos professores, gestores, estudantes, pais de alunos e entidades que são representativas dos setores da educação no município.

A palestrante do evento será Tânia Brasileiro, professora doutora, titular de Universidade desde 2017 (Ufopa); pesquisadora e docente do quadro permanente do doutorado em Ciências Ambientais (Sociedade, Natureza e Desenvolvimento – PPGSND/Ufopa) e no doutorado em Rede em Educação (Educação na Amazônia (Educanorte/PGEDA). Tânia possui ainda mestrado acadêmico em Educação na Amazônia (PPGE/Ufopa) e é coordenadora da Licenciatura em Informática Educacional e Líder do grupo de pesquisa PRAXIS/Ufopa.

O objetivo do evento é avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME/Educação), com destaque específico ao cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação do PME, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e, conclamar a sociedade local para a elaboração e a aprovação do novo PNE 2024-2034 (o Plano tem vigência de 10 anos).

“Nós fazemos o monitoramento, vemos os avanços da educação no município, tanto da rede municipal quanto da rede particular e transformamos isso num diagnóstico que deverá ser enviado juntamente com as sugestões para a Conferência Estadual marcada para março de 2022”, disse o presidente do Fórum, Nonato Sousa.

Ainda de acordo com Nonato, o encontro será realizado de forma virtual e presencial. A abertura e a plenária final serão transmitidos de forma online através da plataforma Google Meet.

O presidente do Fórum também explicou como irá funcionar a inscrição. “Cada sala vai abrir 30 vagas para inscrições online e 20 vagas presenciais, então, quando a pessoa fizer a inscrição pela plataforma do Even3 ela será direcionada a um dos 10 eixos temáticos propostos e lá ela poderá se inscrever para o presencial ou online. São 50 vagas para cada eixo temático”.

A secretária de Educação Maria José Maia confirmou a participação de representantes de todos os polos da Rede Municipal, além da representação de técnicos da educação básica (todos os níveis), da rede estadual e do nível superior (universidades), além dos 48 representantes das entidades forenses.

“Estamos há mais de um mês discutindo, fazendo uma avaliação de todas as nossas metas do Plano Municipal de Educação que foram discutidas, acordadas e aprovadas na 6ª Conferencia realizada em 2018 e agora a gente novamente reúne com a sociedade pra discutir esse tema tão relevante pra educação do nosso município”, informou a titular da Semed. 

Ainda conforme a Secretária, na Conferencia serão discutidos todos os eixos, desde a Educação Infantil ao nível superior, passando pela Educação Integral e Educação Inclusiva.

“E nós esperamos que ao final da Conferência a gente possa traçar novas metas não tão somente pra educação na zona urbana mas pra toda a rede municipal de ensino que abrange mais de 400 unidades educacionais, enfim, que a gente possa ter ganhos pra educação a partir desse evento”, finalizou a secretária.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online até o último dia do evento. Para participar clique aqui.

 

 

 

 

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.