Mais de 600 gestores e pedagogos da rede municipal participam da Jornada Pedagógica 2024 Autor: Agência Santarém

Mais de 600 gestores e pedagogos da rede municipal participam da Jornada Pedagógica 2024

Ronnie Dantas
Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Evento formativo organizado pela Semed integra o calendário letivo, cujas aulas iniciam dia 5 de fevereiro.

Encerrou na última quinta-feira (18), a segunda edição da Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Santarém,  por meio da secretaria municipal de Educação (Semed). Direcionada à gestores e pedagogos da rede municipal de ensino, o evento, que começou no último 16 no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, reuniu cerca de 600 profissionais da educação incluindo a educação infantil. O ano letivo 2024 inicia no dia 5 de fevereiro. A aula inaugural será na Escola Municipal Profª. Maria das Graças Lima de Almeida, a primeira escola pública localizada no Residencial Salvação. Nesse dia, o prefeito Nélio Aguiar fará a inauguração do educandário.

Educar com justiça e equidade foi o tema do evento que contou com palestra motivacional, mesa redonda e palestra sobre O papel da gestão escolar e do coordenador pedagógico na educação especial. Apesar de encerrar oficialmente na quinta, ontem, sexta-feira, 19, ainda houve atividade: uma oficina de primeiros socorros direcionada a professores da educação infantil, referente à Lei Lucas.

Também como parte da Jornada Pedagógica atividades descentralizadas foram realizadas em locais distintos.

Na Escola do Parque, por exemplo, ocorreu o encontro de formação sobre Informática educativa, instrumento da inclusão digital, coordenada pelo professor Geremias Sousa.

Na Escola de Artes Emir Bemerguy foi realizada a oficina Lab Fototaxia – em busca do elo perdido. Voltada a professores indígenas e quilombolas, a atividade contou com a presença do renomado fotógrafo Miguel Chikaoka, de Belém.

Oficina coordenada pelo fotógrafo Miguel Chikaoka.

 

"Essa atividade que desenvolvi mira na possibilidade de ler a luz de várias maneiras, não apenas na questão da fotografia mas ver que a luz está presente no nosso cotidiano em todas as maneiras. Nossa expectativa é que isso dê impulso, anime, inspire os participantes a aplicarem isso em seus contextos”, disse Chikaoka.

Já no auditório do Sinprosan ocorreu uma formação para professores do 1º e 2º ano da cidade e da região de planalto. A ação foi realizada por meio da parceria Semed/Alfabetiza Pará e coordenada pela professora Jéssica Ninas, coordenadora do Programa em Santarém.

"Nesse sentido, a Jornada Pedagógica promovida pela coordenação do programa Alfabetiza Pará foi o pontapé inicial para o cumprimento das diretrizes do programa em 2024. Nesse evento, que contou com a participação de cerca de 300 professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas da região de planalto e da zona urbana, os professores foram levados a refletir sobre ensino e aprendizagem inicial da língua escrita no processo de alfabetização e letramento das crianças, discutindo possibilidades de (re)elaboração de práticas e intervenções pedagógicas na construção da rotina de sala de aula”, explicou Jéssica.

Formação de docentes no Sinprosan.

 

Ainda houve palestra/formação direcionada para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizada no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus Rondon. Com o tema Formação em estudo de casos aplicados à Educação Especial, o Movei (Movimento pela Educação Inclusiva), em parceria com a Semed, por meio da educação especial realizou nos dias 18 e 19 de janeiro uma formação direcionada aos professores efetivos da rede municipal de ensino, que atuam diretamente na educação especial.

O objetivo foi promover a qualificação dos professores que atuam no AEE, na elaboração de estudos de casos, no intuito de melhor entender e atender os alunos que são assistidos nas escolas.

Ufopa também recebeu atividades da Jornada Pedagógica 2024.

 

"Entendemos que é fundamental a formação continuada e que está assegurada na LDB 9.394/96 aos profissionais de educação, a promoção da qualificação profissional. Nesse sentido, a Divisão de Educação Especial propõe a formação. Neste primeiro momento aos professores efetivos e em fevereiro aos professores PSS para que haja sempre um bom atendimento aos alunos especiais, assegurando assim seus direitos e promovendo a inclusão”, ressaltou Dineide Sousa, pedagoga, psicopedagoga especialista em Educação Especial e Educação Infantil e atualmente na coordenação da Divisão de Educação Especial da Semed.

A coordenadora da equipe que organizou o evento e Assessora para Assuntos Educacionais da Semed, Gerusa Vidal, avaliou de forma positiva.

"A jornada pedagógica de 2024 foi um sucesso, graças ao empenho de toda a equipe da Semed. Nossa gestão não mede esforços para que possamos ter uma educação de qualidade. Ficou evidente, pela grande participação, que os servidores de nossas unidades escolares têm igual compromisso, o que nos faz admirar ainda mais esses profissionais que fazem a educação do município de Santarém. Nós esperamos que todos tenham saído da jornada com ideias criativas e inovadoras, novos conhecimentos e com uma renovada paixão pelo processo educultivando. Obrigado a todos pela participação e contribuição neste evento memorável”, completou Gerusa.

Ausente na abertura, mas presente nos demais dias do evento, a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, deixou uma mensagem aos profissionais.

“A admiração que sempre tive por todos vocês que fazem a educação do município de Santarém me motiva e alegra todos os dias. Sei muito bem o quão desafiador é estar na gestão da educação, pois já estive nesse papel, por isso, peço que sigamos semeando valores, cultivando habilidades, regando o conhecimento e colhendo a flor da realização educacional. E nosso ano está apenas começando. Um excelente ano letivo a todos!”.

 

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