Jornada pedagógica da Educação Infantil é realizada no Cemei Paulo Freire Autor: Ronnie Dantas

Categoria: Educação

Jornada pedagógica da Educação Infantil é realizada no Cemei Paulo Freire

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
O evento iniciou na última quarta e encerra amanhã (18) com uma série de palestras

Legenda da foto: Jornada visa partilhar conhecimentos e experiências dos docentes


Com o tema “Da Coordenação Pedagógica a um Currículo de sentidos e significados na Educação”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) através do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI), realiza mais uma etapa da Jornada Pedagógica destinada a professores de Educação Infantil da Rede municipal de ensino. Desta vez a atividade é voltada para os professores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire e da Unidade de Educação Infantil (Umei) Mararu.

 

A formação continuada iniciou ontem (16), e encerra na sexta (18), no Cemei Paulo Freire. O objetivo é proporcionar a partilha de conhecimentos, possibilitando avançar no entendimento às questões relativas à educação infantil, trazendo reflexões para as suas ações pedagógicas, aprimorando o trabalho docente. 

 

A coordenadora do Cemei Paulo Freire, Geonilce Pimentel de Miranda, ressaltou a integração entre as Unidades.

Legenda da foto: Coordenadora Geonilce Miranda 

 

“Esse momento é diferenciado, pois permite a integração das Unidades através da troca de experiências e nos prepara como professores para o ano letivo. Eu entendo que antes de acolher nossos alunos e os pais nós precisamos ter essa formação, por isso a temática também é nesse sentido, como chegar, como escutar, como receber esse pai na nossa Unidade”, disse a gestora.

 

A coordenadora da Umei Mararu, Joelma Correa Sales, assumiu a Unidade em 2022 e destaca a felicidade em poder participar da formação.

Legenda da foto: Joelma Sales, coordenadora da Umei Mararu

“Nós recebemos com muita alegria esse convite para participar conjuntamente da Jornada Pedagógica por conta dos vários temas que estão sendo abordados principalmente nesse momento, como trabalhar, como acolher essas famílias, essas crianças e os próprios professores, principalmente na Umei Mararu que ficou praticamente o ano passado todo no ensino remoto, então essa oportunidade de trocar conhecimentos, somar experiências com os professores do Cemei Paulo Freire está sendo muito válida”.

 

A Umei Mararu é uma das mais novas em atividade. Foi entregue à educação infantil em 2020 pelo atual governo. Com apenas um ano de funcionamento e, por conta da pandemia e opção dos pais, trabalhou boa parte de 2021 em modelo remoto.

 

Durante a jornada pedagógica palestras serão ministradas. Um dos palestrantes convidados foi o Mestre em Teologia e Mestrando em Educação, professor Cléo Neves que abordou o tema “Vivência no educar”.

Legenda da foto: Professor Cléo Neves ministra palestra 

“Primeiro eu acho significativo o fato de termos a Jornada Pedagógica, aí temos que desmistificar que jornada pedagógica é um fazer de conta. Refletir é um processo que resulta numa leitura daquilo que fazemos, sobretudo com as transformações e as questões que estamos vivendo, de pandemia, tecnologias e tudo mais, então, é necessário que a gente olhe todas essas contradições ocorridas agora e pense no que cada um de nós pode fazer, cada um de nós temos uma função nesse holograma e eu acho que é importantíssimo demais, sobretudo na educação infantil, a gente pensar o que, quando, onde e quando, e a nossa palestra vai nesse sentido”.

Confira quem são os demais palestrantes convidados e os respectivos temas a serem abordados:

 

Data

Palestrante

Tema

16/02

 

Francisco Egon Pacheco

 

“Contar e ler, ler e contar; a arte de narrar histórias e outros encantamentos na educação infantil”.

 

17/02

 

M.a. Dineide Sousa dos Santos

 

“Inteligência emocional e a motivação dos professores para o retorno das aulas, superando o (insuperável), a pandemia”.

 

  

M.a. Ena Carina dos Santos

 

“Desafios e possibilidades na educação infantil: o retorno em tempos de pandemia”.

 

18/02

 

Profa. Géssica Lima

 

“A brincadeira de faz de conta e o professor (a) de educação infantil: o que documentar?”

 

 

Profa. Sinara Almeida Costa

 

“O processo de desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico Cultural”.

 

 

À exemplo da Rede municipal de ensino as aulas para as crianças da Educação Infantil iniciaram no último dia 15 de fevereiro, porém, nem todas retornaram. As creches de tempo integral, por exemplo, só iniciam na próxima segunda-feira (21). Outras sete Unidades, por conta de reforma no prédio, continuarão no modelo remoto.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.