Escolas da rede municipal participam de programação alusiva à Semana do Meio Ambiente Autor: Ascom Semed

Categoria: Educação

Escolas da rede municipal participam de programação alusiva à Semana do Meio Ambiente

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Distribuição de mudas, oficinas, gincanas e capacitação estão dentre as atividades envolvidas

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da Escola Complementar de Educação Ambiental - Escola do Parque está realizando, de 01 de 06 de junho, a Semana do Meio Ambiente que este ano, traz o tema “Uma só terra, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza”.

Uma vasta programação foi elaborada para celebrar a data. Nesta sexta-feira, 3, houve distribuição de mudas em frente à Escola do Parque com participação de todos os setores da Escola. Cerca de mil mudas das espécies florestais, frutíferas, sombreamento e jardinagem foram distribuídas à população como:, Castanha do Pará, Piquiá, Pau Brasil, Massaranduba, Ipê rosa, Cumaru, Bacurizinho, Cupuaçu, Copaiba, Muracatiara, entre outras.

Diversas espécies de mudas foram doadas para propagar plantio pela cidade

Na quinta-feira, 2, a programação teve ações ambientais na Escola do Parque, exibição do filme ‘Salvando o planeta Terra’ no Cine Ambiental e oficinas de germinação, produção de estaquias, produção de composto orgânico e plantio de várias espécies.

Ainda ontem pela manhã, os alunos das escolas municipais Brigadeiro Eduardo Gomes, Rotary e General Rubens Ludwig participaram de uma Gincana Ambiental com quiz de perguntas e respostas. Na competição os alunos mostraram habilidades sobre o tema. Ao final, o primeiro lugar da gincana ficou para a escola Brigadeiro Eduardo Gomes, a escola Rotary ficou com o segundo lugar seguida da escola General Rubens Ludwig.

Alunos e professores interagiram em gincana educativa 

“Foi um momento de muito aprendizado e acreditamos que essa é a geração que fará as pazes com a natureza”, disse a professora Vera Pacheco, da coordenação da Escola do Parque.

A gestora da Escola Rotary, Francimar Farias, destacou que o tema Meio Ambiente é abordado todos os anos pela instituição através do Projeto Político Pedagógico (PPP) e citou como se dará a programação da escola nesse ano.

“Nesta sexta (3), será a culminância do nosso projeto na escola Rotary com a ação ambiental prática. Nossos alunos estarão com a ‘mão na massa’ fazendo os cuidados devidos ao ambiente escolar, na horta, no plantio de mudas, na limpeza dos ambientes como carteiras, salas de aula, pra eles entenderem a importância de um ambiente limpo e bem cuidado, até porque a escola Rotary preza muito pela questão ambiental e aproveita o tema para falar da importância do patrimônio público e do cuidado desse patrimônio para que todos sejam sempre beneficiados por ele”, explicou Francimar.

Na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, o gestor João Magalhães, explicou que a programação será nos dias 6 e 7 de junho.

“Nós participamos dessa programação a convite da Escola do Parque e teremos a nossa própria na segunda e na terça-feira com a Emater através do Projeto Planta e Colhe e os alunos da Educação Especial, além da nossa programação interna voltada ao tema”, disse o gestor.

Alunos aprenderam sobre a manutenção de horta 

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva prestigiou o terceiro dia de atividades. Ela informou que a programação se estenderá por toda essa quinzena de junho, tanto na Escola do Parque quanto nas escolas da Rede municipal.

“Nós sabemos que a preservação do Meio Ambiente não é questão somente da administração, do governo, a consciência ambiental deve ser de todos nós, cidadãos, em cuidar do local onde a gente vive, onde a gente interage, nós temos que cuidar do ar que respiramos, da água que consumimos diariamente”, disse a gestora da Semed.  

A titular da pasta da Educação ainda destacou o privilégio do santareno em ter um espaço ambiental no centro da cidade.

“Nós temos o privilégio de, no meio da nossa cidade, termos um espaço ambiental para o desenvolvimento dessa consciência, dessa preservação e tem uma frase que é ideal pra ser refletida no decorrer dessa semana com nossos alunos que diz ‘Preservar é o caminho, cuidar é a solução’, então vamos cuidar, diariamente do nosso meio ambiente”.

No domingo, 5, a convite da direção da Escola do Parque, a programação será em parceria com a Escola Estadual Terezinha de Jesus Rodrigues, com distribuição do “Selo Verde” e do “Cartaz do Pacto Ambiental”. O professor Everaldo Cordeiro, coordenador Pedagógico da Escola Terezinha de Jesus Rodrigues, explica como se dará a ação.

“Nós tivemos a ideia de distribuir cem mudas de plantas oferecidas pela Escola do Parque com o Pacto de Educação Ambiental e nós, da escola Terezinha Rodrigues entramos com o Cartão Verde e o espaço em frente a nossa escola no domingo, Dia do Meio Ambiente (5) por ficar em frente à Feira do Produtor Rural onde muitas pessoas, de todos os cantos da cidade estão fazendo suas compras então nós ali faremos nossa manifestação em defesa do meio ambiente com distribuição do Cartão Verde, que no trânsito é sinal de passagem, para que nós possamos ir e vir de maneira consciente, sensível, respeitando os pactos estabelecidos no documento que será distribuído junto com o cartão verde e as mudas de plantas”, explicou Everaldo.

O professor lembrou que o Cartão Verde é apenas uma mensagem em defesa do meio ambiente, alusiva à data.

A programação sobre a Semana do Meio Ambiente da Semed/Escola do Parque encerrará na segunda-feira, dia 6, com a Formação de Professores das Escolas Municipais do Ensino Fundamental I e II ministrada por Everaldo Cordeiro, Licenciado Pleno em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar e Mestre em Ciências da Comunicação.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.