Quatro escolas municipais da região do Lago Grande receberam nos dias 10 e 11 de abril, equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do projeto de Policiamento Comunitário Escolar (PCE), da Polícia Militar. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Semed, e a PM.
As ações fazem parte do planejamento elaborado pelo Grupamento de Prevenção Ativa, que ao longo de 2025 estará nas escolas com o intuito de contribuir com a formação das crianças e adolescentes e promover a conscientização, afastando-os de situações de violação de direitos e casos de ato infracional.
De acordo com a coordenadora de programas da Semed, Mara Nicolau, as viagens para as comunidades Aninduba e Uruari, se deram para a realização de visitas técnicas e palestras educativas.
"Na escola Lírio dos Vales tivemos uma palestra muito proveitosa com os pais, sobre o 'resgate dos princípios de autoridade'. O evento aconteceu em um espaço da igreja, e tivemos a presença de 90 pais, então foi muito boa a participação. Já na escola São Pedro, 57 pais participaram da palestra. E depois, fizemos mais quatro visitas técnicas na região", destacou.
Também participaram das ações, representantes do setor psicossocial da Semed (psicólogo e assistente social). Durante as palestras e visitas às residências das famílias que não compareceram às escolas, foram abordados temas como a importância do acompanhamento da vida escolar, o papel da família na educação, drogas e respeito.
Escolas visitadas durante as ações
- Escola Municipal Osman Bentes
- Escola Municipal Lírio dos Vales
- Escola Municipal São Pedro
- Escola Municipal Vila Nova
Desde que foi criado, em 2014, o projeto do Grupamento de Prevenção Ativa, leva palestras e capacitações à comunidade escolar e famílias dos estudantes. Em 2025, 10 escolas da rede municipal de ensino foram selecionadas para receber as ações do Policiamento Comunitário Escolar.