Blitz ambiental, distribuição e plantio de mudas marcam o encerramento da Semana da Água e Festa Anual das Árvores Autor: Ronaldo Ferreira - PMS

Categoria: Educação

Blitz ambiental, distribuição e plantio de mudas marcam o encerramento da Semana da Água e Festa Anual das Árvores

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
As atividades contaram com a participação de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil - Cemei Antônia Corrêa e Sousa, do bairro Santo André.

A programação da Semana da Água e da Festa Anual das Árvores encerrou da melhor forma nesta sexta-feira, 28, na Escola do Parque. Além de uma blitz ambiental, houve a distribuição e o plantio de mudas. As atividades contaram com a participação de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil - Cemei Antônia Corrêa e Sousa, do bairro Santo André.

 

 

Sobre a programação, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, ressaltou que a consciência de cuidar do meio ambiente deve ser adquirida ainda na primeira infância.

"Essas crianças aqui aprendendo sobre o meio ambiente, nessa idade, é excelente! Se todos nós, enquanto seres humanos, tivéssemos mais consciência ambiental, o nosso planeta não estaria como está", pontuou a secretária.

A blitz, realizada em frente à Escola do Parque, contou com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), que organizaram o trânsito na Avenida Bartolomeu de Gusmão para garantir a segurança das crianças e dos condutores de veículos que paravam para receber água e mudas de ipê.

 

 

Depois, as crianças plantaram mudas ornamentais, da espécie ecsória. O momento foi de muita festa para os pequenos, que puderam aprender na prática sobre como cuidar do meio ambiente.

A gestora do Cemei Antônia Sousa, Geones Marques, enfatizou que as crianças já recebem orientações sobre a preservação ambiental e que ações como essa ajudam na fixação dos ensinamentos para que eles, à sua maneira, consigam até chamar a atenção dos pais com relação ao que aprendem na sala de aula.

"Essa é uma temática sempre atual, e é muito bom poder trazer as crianças para participarem. No Cemei, elas aprendem sobre a horta escolar, o plantio, a preservação da água, entre outras lições. Desse modo, nós trabalhamos com eles para se tornarem cidadãos responsáveis", disse.

A Semana da Água e da Festa Anual das Árvores, com o tema Sustentabilidade, nossa Responsabilidade, foi promovida pela Escola do Parque, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e a Festa Anual das Árvores, celebrada na última semana de março. 

 

 

No período de 21 a 28 de março foram realizadas diversas ações nas escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de promover nos estudantes a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais. Mais de 500 alunos participaram ativamente da programação, que contou com palestras, plantio de mudas, oficinas, sarau e caminhada.

"Chegamos ao fim dessa semana comemorativa, mas nossas ações continuam por todo o ano com esta mesma missão: preservar o meio ambiente. Nós, adultos, precisamos ter consciência e repassar esses ensinamentos às nossas crianças, porque nós não desempenhamos um bom papel, afinal o meio ambiente está como está, mas os estudantes de hoje podem ter um futuro diferente, começando desde agora, plantando uma árvore e não desperdiçando água, por exemplo", destacou a coordenadora da Escola do Parque, Flora Aparecida.

As ações de educação ambiental continuarão sendo desenvolvidas nas escolas da rede municipal por meio do Projeto Lema, que este ano está presente em 30 educandários, levando atividades práticas com a temática.

"O projeto deve ser ampliado ano que vem, para chegar em todas as escolas da área urbana, além das escolas da região de várzea, em parceria com os alunos da EETEPA, que têm um projeto de purificação de água, construído a partir do caroço do mucajá. Inclusive, os alunos foram para São Paulo receber uma premiação nacional por conta desse projeto. Então, o nosso projeto é muito grande, e eu tenho certeza que ainda pode trazer muitos bons frutos para a nossa cidade, quiçá para o nosso planeta", finalizou Flora.

 

Mais imagens...

 

 

 

 

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.