Bandas de percussão e fanfarra simples são as atrações da primeira noite do Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém Autor: Ascom Semed

Categoria: Educação

Bandas de percussão e fanfarra simples são as atrações da primeira noite do Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Evento alusivo à Semana da Pátria contou com a participação de escolas do Lago Grande, Juruti, Prainha e Santarém.

A primeira noite do XV Festival de Bandas e Fanfarras, realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob a organização da Escola de Artes Emir Bemerguy encerrou com a participação de oito escolas de três municípios da região, sendo 5 na categoria banda de percussão e 3 de fanfarra simples.

A programação foi realizada na orla da cidade, ontem, domingo, 8, e contou com a presença de grande público, além de autoridades. O prefeito Nélio Aguiar marcou presença, acompanhado da primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, e do diretor da DRE Santarém (Diretoria Regional de Educação, antiga 5ª URE), Francisco de Assis.

As torcidas vibraram e aplaudiram cada apresentação antes, durante e após o tempo regulamentar de 13 minutos concedido à cada escola (5 minutos para se locomover até a frente do corpo de jurados e 8 minutos para desenvolver sua apresentação musical e coreográfica na frente da comissão julgadora).

"A primeira noite do XV Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém foi um sucesso. As bandas estavam bem organizadas e realizaram um belíssimo espetáculo para a população que lotou a orla da cidade. Tudo ocorreu conforme o planejado e sem dúvida a segunda noite também será de sucesso", afirma a professora Monique Paixão, coordenadora do Festival.

 

Categoria banda de percussão

A banda de percussão da Escola Ubaldo Correa, formada por 40 músicos e 11 bailarinos abriu a programação. A Banduc, como é chamada, defendeu o tema Nordeste.

Na sequência, se apresentou a banda da Escola Alfredo Cerdeira (antiga Escola Boa Fé), da região do Lago Grande. Composta por 40 componentes, a banda evoluiu com o tema Pará, ritmos, gingados e encantos.

A terceira concorrente da noite, a banda da Escola Belo de Carvalho, com 31 componentes, apresentou o tema Carimbó: ritmo. Cultura e tradição regional.

Logo depois, foi a vez da Fanfarra AMA, da Escola Ana Maria Albuquerque, localizada na comunidade Igarapé-Açu, Distrito Castanhal, no município de Juruti. Com 51 integrantes, a banda se apresentou com o tema Uma viagem ao mundo infantil.

E finalizando a categoria banda de percussão, a fanfarra do Colégio Estadual Pretextato Alvarenga, do município de Prainha, com 66 componentes, fechou na noite com o tema COP30 – ritmos da mudança - sinfonia da Amazônia.

Categoria fanfarra simples

Logo em seguida, foi a vez das apresentações das concorrentes na categoria Fanfarra Simples, com três escolas na disputa.

A fanfarra Furacão, da Escola Profª Maria Oliveira de Mendonça, da cidade de Itaituba foi a primeira a se apresentar. A fanfarra, comandada por Diego Lima, evoluiu com o tema Luz, câmera, Furacão: navegando entre as linhas cinematográficas, uma viagem pela linha do tempo com sucessos marcantes do cinema.

Em seguida, a Banda Dom Tiago, de Santarém, se apresentou a partir do resultado do projeto musical implantado na escola. Com o tema Cultura Pop, a fanfarra fez uma homenagem a grandes sucessos do Pop. Sob regência do Prof. Anderson Campos, a banda formada por 85 componentes executou sucessos como Confident (Demi Lovato), Bella Cio (La casa de papel), Dark Horse (Katy Perry) e Bad Romance (Lady Gaga).

Fechando a programação da noite, a Fanfarra da escola de Artes Raylane Cleise, de Belterra, composta por 64 integrantes, apresentou-se com o tema Música Pop – o ritmo que envolve gerações. No repertório, sucessos como Bad Romance (Lady Gaga), Não quero dinheiro (Tim Maia) e Voando pro Pará (Joelma).

Jurados

Para o julgamento no aspecto Marcial, três jurados foram convidados.

·         Soldado Sacramento, policial militar há 8 anos, atuou como professor de fanfarras no estado da Bahia.

·         SD Bruno Rosivan de Sousa, tubista da banda da Polícia Militar (CPR-I), voluntário musico no Projeto Educ’Art e professor de música no Mais Educação, na Escola Frei Othmar.

·         SD Luan, graduando em Licenciatura Plena em Música pela Uepa. Atalmente integra a banda do CPR-I.

Outros três jurados participaram no aspecto Coreográfico.

Igor Barbosa Marques, artista, produtor cultural, escritor, diretor e pesquisador de manifestações artístico-culturais, Doutor e Mestre em Ciências da educação. Atua como jurado e parecerista de concursos e festivais nacionais e internacionais.

Cristiane Pessoa, profissional técnica em dança nas modalidades Ballet Clássico, Jazz e Sapateado. Atua no cenário cultural há 27 anos. Já participo de várias edições do Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém.

Rodrigo Repilla, bailarino e coreógrafo, foi 4 anos consecutivos campeão da premiação de melhor bailarino coreógrafo do Estado pela Dia Produções e Pará Business. Atua na área da dança há 19 anos, inclusive fazendo aberturas e participações em shows de artistas como Anitta, Pablo Vittar, Glória Groover, Simone e Simaria, entre outros.

Já no aspecto Musical, Joelson Joca Silva, Erikson Nunes e Acácio Tavares foram os convidados.

Joca Silva é Técnico em Musica, Produção Cultural e Design pelo Instituto Carlos Gomes (IECG). Bacharel em Percussão pela Uepa e Especialista em Educação Musical pela Faculdade São Fidelis e Mestrando em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (Ufpa). É professor e educador musical no Instituto Carlos Gomes e no Colégio Physics, em Belém.

Erikson Nunes é formado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Pós Graduado em Educação Musical pela Faculdade Censupeg. É professor de piano no Instituto CR, arranjador e compositor. Já atuou como pianista na Orquestra e Banda Sinfônica Maestro Wilson Fonseca.

Acácio Tavares tem sua formação acadêmica toda na área musical. É Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Práticas Interpretativas, é Especialista em Ensino da Música pela Fundação Carlos Gomes, graduado em Licenciatura em Educação Artística – Música, pela UFPA e tem curso técnico pelo Instituto Carlos Gomes, onde é professor lecionando Flauta Doce, Música de Câmara e Prática de Orquestra.

Itens julgados

Aspecto Marcial            Aspecto Musical               Aspecto Coreográfico Marcha/Garbo                         Afinação                         Criatividade/Originalidade

Alinhamento                            Peça Rítmica                     Expressão/Sincronismo

Uniforme                   Execução técnica de percussão            Corpo Coreográfico

                                               Regência

Hoje, segunda-feira (9), a programação do XV Festival de Bandas e Fanfarras prossegue com a apresentação da bandas na categoria ‘Banda Musical’, a partir das 19h.

Nesta categoria, concorrem as escolas (nesta ordem).

·         Maria Amalia Queiroz

·         Alvaro Adolfo da Silveira

·         Maria de Lourdes Almeida

·         Ubaldo Correa

·         Frei Ambrósio

·         Almirante Soares Dutra

·         Rodrigues dos Santos

Conforme o regulamento, a apuração dos resultados será dia 10 de setembro de 2024 na Escola de Artes Emir Bemerguy, às 14h.

Opção

O ‘Movimento Muica’ está fazendo a transmissão do Festival de Bandas e Fanfarras através de seu canal no Youtube. O link também pode ser encontrado pelo canal da INNOV.

Link do regulamento

https://transparencia.santarem.pa.gov.br/mural/outros/xv-festival-de-bandas-e-fanfarras-de-santarem-2024-regulamento-9NcJDj

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.