A Prefeitura de Santarém entregou nesta sexta-feira, 25, a quinta escola concluída pela atual gestão, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada na comunidade de Anumã, margem esquerda do Rio Tapajós.
A entrega também foi acompanhada pelo vice-prefeito Carlos Martins, além dos vereadores Alba Leal (MDB), Ivanira Figueira (PSD), Alexandre Maduro (MDB), Erasmo Maia (UB), Mano Dadai (PSB) e Renilson Vinte (PSD).
O gestor escolar Valdinei Pinto da Silva celebrou a conquista. "O sentimento é de muita alegria. Agradecer toda a equipe da Semed, ao prefeito José Maria Tapajós. Nós nos sentimos hoje com um educandário que vai completar essa educação e conhecimento com nossos alunos aqui da zona rural com olhar e foco num futuro bem melhor, porque hoje eles têm salas confortáveis, climatizadas e trouxe uma melhora muito grande para nossos alunos".
A escola, fundada em 30 de março de 1972, recebeu reforma, incluindo secretaria, diretoria, sala de Atendimento Educacional Especial (AEE), sala dos professores, sala do pedagogo, cozinha, depósitos e jogo de banheiros, além de ampliação em mais oito salas de aula.
A secretária de Educação, Maria José Maia, destacou a felicidade de estar entregando mais uma obra. "Estava observando, prefeito, e até comentando com o nosso vice-prefeito, essa foi a mesma estrutura entregue numa escola dia 2 de fevereiro, lá no Bairro do Vigia, com 570 alunos. A mesma estrutura a comunidade do Anumã recebe aqui. Isso é muito importante, dá uma dignidade muito grande a toda nossa população".
O investimento total é de R$ 1.748.337,22. Esta é a quinta escola entregue na gestão do prefeito José Maria Tapajós.
Em seu discurso, o prefeito destacou a importância de cuidar da educação. "Vocês ajudam a gente a administrar e fazer com que esta cidade seja amada, não só por nós que vivemos nela, mas, também, outras pessoas”, ressaltou.
Atualmente, a Escola Santa Rita de Cássia atende a 79 alunos no polo e 22 no anexo Santa Luzia, totalizando 101 alunos e 15 servidores, que atendem, também, os alunos da Aldeia Americano e das comunidades de Carão, Santi e Curipatá.