Afroteca: biblioteca de estudo da cultura negra e afrodescendente é entregue ao Cemei Antônia Corrêa e Sousa   Autor: Agência Santarém

Categoria: Educação

Afroteca: biblioteca de estudo da cultura negra e afrodescendente é entregue ao Cemei Antônia Corrêa e Sousa

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Equipamento deve ajudar combater o racismo infantil e é o segundo entregue a um Cemei em uma semana; o terceiro em Santarém.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), via Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) e em parceria com o projeto Kiriku da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), inaugurou na tarde de ontem (25) no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Antônia Corrêa e Sousa, no bairro Santo André, a Afroteca Sankofa, uma biblioteca voltada ao estudo da cultura negra e afrodescendente para a educação infantil. O espaço foi o segundo entregue a uma unidade infantil, somente nesta semana, já que no último sábado, 19, o Cemei Paulo Freire foi contemplado com a primeira Afroteca.

A exemplo do Cemei Paulo Freire, a Afroteca Sankofa recebeu do Projeto Kiriku todo o mobiliário com casinhas das bonecas, hacks para exposição de livros, jogos, instrumentos musicais e diversos brinquedos, kit de percussão afro com 22 peças, uma coleção de nove jogos afrocentrados além de uma coleção de DVDs do Projeto Kiriku e um acervo de 40 livros sobre literatura infantil antirracista.

A Sankofa vai acolher crianças e incentivar a brincadeira e leitura na perspectiva afrocentrada em uma educação infantil antirracista, com diversas possibilidades para o ensino da história e da cultura afro-brasileira onde as crianças entendam conceitos de raça, diversidade, equidade, racismo, intolerância e afins.

A solenidade de inauguração iniciou com a apresentação do Unbuntuns Capoeira, que conta com um trabalho social desenvolvido no bairro.

Prestigiaram a solenidade o professor Luiz Fernando França, coordenador do Projeto Kiriku da Ufopa; professora Ana Maria Vieira Silva que representou Edilan Quaresma, diretor do ICED/Ufopa; Leandro Laurindo, coordenador da Divisão de Educação Escolar Quilombola (DEEQ) da Semed, representando a Secretária de Educação Maria José Maia; Vânia Barroso pelo Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) da Semed e a coordenadora do Cemei Geones Marques.

Ainda compuseram a Mesa o Coordenador do Movimento Negro Unificado de Santarém Bruno Vasconcelos; o Coordenador de Saúde Bucal do município, Jeymerson Coelho; a Coordenadora do Cemei Paulo Freire, Geonilce Miranda (representada pela professora Vilma Calado); a Coordenadora do Cemei Maria Raimunda, Janice Diniz; além deJaene Almeida Diniz, representando as mães de alunos.

A Coordenadora do Cemei Antônia Corrêa, Geones Marques, destacou o momento marcante para a comunidade.

“A entrega da nossa Afroteca Sankofa vai favorecer ainda mais o trabalho dos nossos professores, porque, além dos recursos pedagógicos como a literatura infantil antirracista, esse é um acervo que nós não possuíamos no Cemei e a gente tinha muita dificuldade de desenvolver atividades pela falta desse material e agora estamos com um acervo bem grande”, disse.

Geones ainda contou que a Afroteca irá favorecer não apenas ao Cemei como outras escolas do bairro.

“A gente vê como um espaço que vai agregar ao Cemei e nós convidaremos as escolas vizinhas para que também possam usufruir desse espaço, porque a Sankofa é isso, é olhar pro passado, refletir o presente e projetar o futuro e a gente não quer esse espaço só pra nós, queremos partilhar com todos”, reiterou.

“A gente fica muito feliz pela entrega desse instrumento que vai valorizar ainda mais a cultura afrodescendente e transmitir para as crianças a importância de trabalhar um assunto que é de suma importância dentro da escola que é o racismo”, disse Jeymerson Coelho.

Mãe do garoto Ravi, de 3 anos, a representante das mães, Jaene Almeida, disse ficar extremamente feliz pela conquista do espaço.

“Eu sou negra, 90% da minha família é negra, então eu fico extremamente feliz porque meu filho Ravi, de três aninhos, com essa biblioteca, terá mais conhecimento. Fico feliz por ele talvez nunca passar pelo que passei quando criança”, completou.

O professor da Ufopa e coordenador do Projeto Kiriku, Luís Fernando de França, disse que o sentimento é de dever cumprido.

“Mais um objetivo cumprido, porque no projeto inicial nós tínhamos a intenção de inaugurar quatro Afrotecas e já estamos na terceira, então, hoje é mais um dia histórico pro nosso município, pra educação do município, pra educação infantil em especial e pra nossa luta antirracista que deve começar desde a infância. Nós não estamos construindo afrotecas para os Cemeis, nós estamos construindo afrotecas junto com os Cemeis, eu acho que isso é importante num projeto que quer construir uma afirmação e promover o antirracismo desde a infância”, concluiu.

Ainda como parte da programação servidores apresentaram a Afroteca por meio da Literatura Infantil, Instrumentos musicais, bonecos e jogos pedagógicos. Ainda houve apresentação das crianças dos turnos matutino, no ritmo dos tambores dos negros dos Palmares e vespertino, com uma dança cujo conceito africano significa acolhimento, respeito, partilha, confiança e generosidade.

 

Significado de Sankofa:

A palavra Sankofa, que na verdade tem dois símbolos que a representam, um pássaro mítico e um coração estilizado, simboliza a volta para adquirir conhecimento do passado, a sabedoria e a busca da herança cultural dos antepassados para construir um futuro melhor.

A Sankofa consiste em um símbolo, tendo um pássaro mítico ou um coração estilizado. Ademais, representa a volta para adquirir conhecimentos do passado e a sabedoria.

Além disso, também é a busca da herança cultural dos antepassados para desenvolver um futuro melhor. Em síntese, a palavra Sankofa vem da língua twi ou axante. Logo, san significa retornar, ko significa ir, e fa remete a buscar. Assim sendo, pode ser traduzida como volte e pegue.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.